quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

1º Túnel do Tempo - Ayrton Senna 1

No ano de 1984, chegava na Fórmula 1, um vitorioso brasileiro da Fórmula 3: Ayrton Senna da Silva.

Veja a vinheta, "estranha", da Globo para a abertura da Fórmula 1 em 1984 (Rsrsrs):
http://www.youtube.com/watch?v=bgNWUWqxKt8

Ayrton teve sua estréia na Fórmula 1 no GP do Brazil, no autódromo de Jacarepaguá, corrida que se me lembro bem , ele não concluiu.
Ele corria pela Toleman, uma pequena escuderia que com um bom esforço, conseguiria conquistar um 3º ou 4º lugar em uma corrida, e isso com uma certa dificuldade.
Sempre dando o melhor de si, Senna conquistava ótimos resultados com aquele carro não muito bom, mas ele chamou a atenção do mundo todo mesmo, durante o Grande prêmio de Mônaco, onde debaixo de forte chuva, conquistou um 2º lugar. Que teoricamente podemos chamar de 1º lugar. Eu explico: Senna saiu lá de trás, e foi ultrapassando, um por um, deixando grandes nomes do automobilismo em carros bem mais velozes, comendo poeira, ou melhor, bebendo água, e muita água (tá, eu sei, a piadinha foi horrível - Rsrsrs).
Quando Ayrton conseguiu a segunda posição da corrida, só faltava atacar Alain Prost, e eu creio que em uma ou duas voltas ele conseguiria superá-lo e conquistar o que seria a sua primeira vitória nesta categoria. Mas por causa da fortíssima chuva, a prova foi interrompida, e terminou do jeito que estava. É quando dão a bandeirada vermelha. Desse modo, Prost foi o vencedor. Mas eu considero Senna como vencedor. Não só por ter feito aquela grande corrida, e com um carro não muito forte, mas porque assim que foi dada a bandeirada vermelha, Prost parou sua poderosa McLaren, bem próximo da linha de chegada, que foi cruzada apelas pelo humilde Toleman de Ayrton Senna. Neste momento, o próprio Galvão Bueno disse que Prost parou, e Senna passou pela linha de chegada. Mas o que valeu mesmo, foi a vitória de Alain Prost.
Bem, uma corrida através de palavras não tem tanta emoção assim, então assista os momentos mais importantes desta corrida de tirar o fôlego!

Grande Prêmio de Mônaco de 1986 - 1º Alain Prost/McLaren e 2º Ayrton Senna/Toleman:
http://www.youtube.com/watch?v=INmLpbTdejM

Um abraço.
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário