terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Parabéns (atrasado), Michael Schumacher!

Ontem foi aniversário de Michael Schumacher. Um dos maiores nomes da história do automobilismo!
Bem, eu nunca fui fã do Michael, até porque não tinha paciência para ver corridas, pois eu era uma criança durante a "Era Schumacher". Hoje que gosto muito de automobilismo, nunca pesquisei muito sobre este alemão. Mas é claro, sei de algumas coisas sobre ele.
Pilotagem agressiva? Com certeza! Sujo e vigarista? Depende do que você chama de ser sujo, e ser vigarista, isso vai pela opinião de cada um. Errar ele errou sim, mas errar é humano. Não, não estou defendendo o Schumi, estou apenas dizendo uma verdade.
No início da carreira dele teve aquele negócio de equipamentos ilegais no carro, mas a culpa disso não é totalmente dele (mas ele teve sua parcela de culpa também!), mas sim do chefe da equipe, e dos engenheiros. Quanto ao jogo de equipe, isso é uma coisa que uns gostam, outros não. Eu odeio! Então, o Michael teve uma história de jogos de equipe dentro da Ferrari, mas isso faz parte da "cultura ferrarista". Não, não estou querendo justificar os erros dele.
Sete títulos mundiais. Não vou discutir se ele merece ou não todos estes. Talvez sim, talvez não. Mas claro, que não foram tão fáceis de se conquistar. Quem o ajudou muito nesses anos dourados, foi nosso querido (ou não - pelo menos eu admiro o Rubens) piloto brasileiro: Rubens Barrichello. Aliás, não teve apenas a ajuda do Rubinho. E estes que o ajudaram, foram injustiçados por causa dos jogos de equipe (pois é uma estratégia de corrida que eu não aprovo, mas fazer o que? A FIA liberou mesmo...). E é claro que Michael mereceu cem por cento de algum(ns) destes títulos, pois algum(uns) destes ele deve ter conseguido sozinho, e sempre tem algum piloto forte para "atrapalhar" um pouco, ou muito.
Não sei bem como é o relacionamento dos dois, mas depois das confusões do Mundial 2010, vi Rubinho "falando mal" dele "respeito é algo que não existe pra ele" (ou coisa parecida), mas logo depois o alemão se desculpou, o que eu admito que me emocionou, e me fez mudar um pouco sobre o que eu pensava sobre ele (pois antes eu não gostava nada do Schumi).
Talvez ele seja sujo, vigarista, malandro, cruel, sacana e agressivo na pista sim. Mas não acho que por isso ele seja uma má pessoa. Não que eu aprove muito este modo de pilotar, mas todo grande campeão da Fórmula 1, tem um pouco de maldade (ou não) nas corridas, pois isto faz parte do jogo!
Aos que discordam de mim em alguma coisa, me desculpem, mas é porque eu entendo bem pouco de Michael Schumacher.

Agora, vou passar a palavra para uma das maiores fãs de Schumacher que eu conheço, minha amiga (ou pelo menos acho que posso chamá-la de amiga - Rsrs), Bianca Moura:

http://mariapaddock.tumblr.com/post/2575813698/e-dificil-encontrar-alguem-que-seja-totalmente

http://mariapaddock.tumblr.com/tagged/Happy_Birthday_Dear_Micha

Ótimo texto, e ótimo vídeo! Bianca, você é muito boa no que faz!
Bem, então, já que eu não sou nem um fã ou admirador de Schumacher, com certeza vocês que são, adoraram o conteúdo que a Bianca me autorizou postar aqui, né?
Eu não odeio o Schumacher, mas também não adoro ele. Acho que, dos que gostam de automobilismo, eu devo ser a única pessoa "neutra" sobre o que pensar deste polêmico alemão!

Sigam a Biaca no Twitter: @BiancaMoura. E também tem uma outra fã do Schumi muito gente boa: @pneuduro.

Espero não ter sido injusto com ninguém. Espero ter conseguido me manter neutro neste texto.

Parabéns, (atrasado) grande Michael Schumacher!

Um abraço.
@paulovitorpv8

Um comentário:

  1. AI, eu tinha feito um comentário enorme aqui mas o wordpress me trollou e não consegui postar. Deu preguiça de escrever tudo de novo. Mas resumindo: Eu admiro muito o Schumacher por tudo que fez na pista e na vida. Cresci tendo ele como exemplo a se seguir e acho que deu certo.
    Ah! Admiro o Rubens também! Só que como tifosi e defensora do jogo de equipe, acho que ele não soube lidar com tudo aquilo.

    ResponderExcluir