sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Túnel do Tempo - Ayrton Senna 3

Este post é para lembrarmos das conquistas dos três títulos de Ayrton Senna da Silva no Mundial de Fórmula 1.
Logo que saiu da Lotus em 1987, Ayrton foi em 1988 para a McLaren, uma grande equipe (e minha favorita, talvez empatada com a Williams). Lá, ele seria companheiro de equipe de seu "rival clássico", o francês Alain Prost.
Isso provavelmente devia preocupar muito o Professor (apelido pelo qual Prost era chamado na McLaren), pois com certeza ele não havia se esquecido daquele humilde Toleman na cola de sua rápida McLaren nas ruas de Mônaco em 1984 (veja o "1º Túnel do Tempo - Ayrton Senna 1" para entender melhor). Imagina agora o que Senna faria com o mesmo (e ótimo) "equipamento" de Prost nas mãos!
De volta as ruas de Mônaco, Ayrton não estava atrás de Prost como em 1984, mas sim na frente. E muito na frente! A vantagem de Senna era enorme, e como disse o Professor sobre esta corrida "Ele não queria apenas me vencer. Ele queria era me humilhar!" e o pessoal da equipe falava com Ayrton "Diminua, sua vantagem é enorme!" mas ele não obedeceu, e assim... Sabe aquela curva antes de entrar no túnel? Pois é, Senna não diminuiu o bastante e bateu lá.
Enfim, o que importa é que neste ano, o primeiro ano dele em uma equipe de ponta, e tendo como rival seu companheiro, um dos maiores pilotos do automobilismo, ele (Senna) foi campeão!

Ayrton Senna campeão do Mundial 1988 de Fórmula 1: http://www.youtube.com/watch?v=EUqWiTcBIDU

No ano seguinte, teve uma coisinha bem chata no GP do Japão entre Senna e Prost, que fez o brasileiro perder o título neste ano. Mas vou falar sobre isso em outro post. O legal, é que em 1990, Ayrton deu o troco na mesma moeda, e ainda alfinetou o presidente da FIA daquela época com uma frase que vocês verão no final do vídeo. Alain agora corria para a Ferrari. Reparem também, que Senna, ao provocar este acidente, fez de forma com que parecesse que a culpa foi de Alain Prost (Rsrs). Ayrton não precisava da vitória, só não podia deixar o francês vencer a corrida, então... (Rsrs).

Ayrton Senna bicampeão do Mundial de Fórmula 1 em 1990: http://www.youtube.com/watch?v=kh1WxQmst2o

1991. Agora o principal rival de Ayrton Senna, era o inglês Nigel Mansell, da Williams. Alain Prost foi demitido da Ferrari, porque reclamava do carro (coisa de cultura ferrarista - Rsrsrs), mas disse que era apenas uma folga, e que logo retornaria às pistas (e realmente voltou, pela Williams, mas não nesta temporada). Enfim, vamos ao título (Rsrs). Como de costume, foi no GP de Suzuka. Nigel Mansell não podia vencer. As McLaren estreavam seus câmbios semi-automáticos com padle-shifts atrás do volante. E eles decidiram fazer uma espécie de jogo de equipe, que eu não me importo, pois Senna devolve a posição que conseguiu de seu companheiro (vocês vão ver no vídeo). O companheiro de Ayrton, era Gerhard Berger. Berger larga na frente, Senna logo atrás segurando Mansell, Mansell sofre acidente e sai da corrida, Senna vai pra primeira posição (jogo de equipe), mas não precisava da vitória. Então nas últimas voltas ele conversou com seu chefe Ron Dennis, pelo rádio, e os dois concordaram em dar a vitória à Gerhard (e Gerhard nunca gostou disso - outro dia eu explico o motivo - mas isso não atrapalhou sua grande amizade com Ayrton), que assim, conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1.

GP de Suzuka 1991 - Ayrton Senna tricampeão do Mundial de Fórmula 1 e primeira vitória de Gerhard Berger na Fórmula 1: http://www.youtube.com/watch?v=NBiYukM4zE4

É isso aí. Espero que tenham gostado!

Um abraço.
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário