terça-feira, 16 de agosto de 2011

Chevrolet Vectra GSi



(Imagem: Revista Quatro Rodas, edição em que este carro foi a capa).


Por um bom tempo, este carrão foi o nacional mais rápido. E se não me engano, é o Vectra mais potente já fabricado por aqui, depois dele tem modelos 2.0L e 2.2L, com 141cv e 138cv, respectivamente.

O Vectra GSi, era a versão esportiva da primeira geração deste Chevrolet aqui no Brasil, e vinha com um motor alemão 2.0L 16V que gera 150cv (a 6000 RPM)! E o que impressiona bastante, é que ele é econômico para um carro com um motor deste tamanho e com esta potência. Faz 10,67 km/l na cidade, e a média cidade/estrada é 11,91 km/l. Apenas na estrada, consumo é de quase 14 km/l. Movido apenas a gasolina, é claro (Rs).

O câmbio é manual de 5 marchas, e o resultado da parceria entre ele, o excelente motor, e a ótima aerodinâmica, é um desempenho de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos! A velocidade máxima é de 207,7 km/h. O torque é exatamente 20 mkgf, a 4600 RPM.

Os freios são a disco com ABS nas quatro rodas! E as suspensões são McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. Rodas e pneus são: liga leve, 6 x 15, pneus 195/60 R15.

Visualmente, são poucas as diferenças entre o esportivo e os comuns. Creio que estas diferenças estejam apenas nas rodas, e num pequeno spoiler na tampa do porta-malas. Ah! E também o teto solar. Discreto, né? (Rs). Elegante, mas com um bom toque de esportividade, e o mais importante: é bem rápido, para honrar a categoria de carros nacionais esportivos.


Para quem se interessar pelo carro, as últimas unidades foram fabricadas em 1996, e o preço é de aproximadamente R$ 15.400,00.


Fontes: Revista Quatro Rodas, da Editora Abril, site Carrosnaweb, e Tabela Fipe.


Um abraço!

@paulovitorpv8

2 comentários:

  1. Caramba eu Tinha essa 4 Rodas , baita carro!! o primeiro carro no Brasil a adotar o sistema Digital além de Sequêncial na Injeção Eletrônica deixou muito carro comendo poeira, Pra mim o melhor da Década de 90, na Torcida para que o Cruze quando Chegar junto venha a Sigla GSi, tá na hora da GM colocar medo na concorrência!

    ResponderExcluir
  2. Baita carro, até hoje é lembrado e desejado por muitos. Tenho vontade de ter um, até os modelos mais novos.

    ResponderExcluir