sábado, 30 de junho de 2012

Fórmula 1 - Felipe Massa, Vettel, Alonso, e a Scuderia Ferrari

(Foto: Daylife - 2010)

A cada dia se ouve mais rumores sobre Sebastian Vettel correr para a Scuderia Ferrari. E realmente, sempre houve um certo namoro de Vettel para a Ferrari, e da Ferrari para Vettel. Mesmo com Vettel sempre negando que não vai vestir o macacão vermelho agora, por se sentir muito em casa na Red Bull Racing.
O mais novo rumor, ao qual dou atenção porque vem de várias fontes, é que o bicampeão alemão já assinou um contrato para começar a correr pela equipe italiana a partir de 2014, até no mínimo 2016, ano em que aliás, o contrato de Fernando Alonso termina, e talvez, quem sabe, o espanhol se aposente.
E o que Felipe Massa tem com isso? Bom, o contrato dele vai até o final desse ano, e Vettel ficaria com sua vaga apenas em 2014. Então quem seria o piloto de 2013? A Ferrari não vai colocar nenhum membro da sua academia de pilotos lá, pois para pilotar uma Ferrari, o piloto já deve ter mais experiência com Fórmula 1.
Nem mesmo Sergio Pérez ocuparia a vaga, pois ele está apenas em sua segunda temporada, e não seria bom para ele ir para o time vermelho agora, para ficar por lá durante apenas um ano. Para onde ele iria depois? Pilotaria para outra equipe, para depois com mais experiência, voltar para a Ferrari, sendo que ele teria que fazer bonito lá em 2013 para conseguir voltar mais tarde? Melhor ele não trocar o certo pelo duvidoso. Não faz sentido. Tudo bem que Stefano Domenicali já foi fotografado tentando ter uma conversa meio às escondidas com o mexicano, mas este mesmo chefe de equipe vive dizendo que contrataria Vettel. Enfim, em 2013, nem Pérez nem nenhum outro membro da academia, pilotaria uma Ferrari. Pouco provável. Talvez nem o próprio Pérez aceitaria. Não agora. Isso só será possível (com pequenas chances, mas tudo bem), se esse acordo entre Vettel e Ferrari não existir. Mas mesmo assim, está cedo para Pérez pilotar um carro vermelho.
Fernando Alonso tem uma certa autoridade para escolher seus companheiros de equipe, e ultimamente vem defendendo Massa. Se Vettel for seu companheiro em 2014, é porque ele autorizou, assim como também pode ter escolhido Massa como companheiro em 2013. Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, também disse neste ano, que ainda não se decidiu se Felipe Massa continuará ou não em seu time.
Se os rumores se confirmarem, a Ferrari volta a postura de antes do meio dos anos 90, na qual ela podia ter dois bons pilotos, já que agora novamente é dirigida por um italiano. Pois desde a chegada de Schumacher, até a entrada de Domenicali, a equipe sempre adotou a estratégia de ter o piloto 1 e o 2, investindo no 1 e usando o 2, menos rápido, como marionete quando necessário. Medida que até hoje, Domenicali manteve, incluse defendendo a prática do "jogo de equipe". Este seria o único argumento para dizer que Vettel não será piloto da Ferrari tão cedo, já que usando essa antiga estratégia, a escudeira de Maranello ficou muitos anos sem glória.
Bom, ainda estamos na metade da temporada 2012, Felipe Massa vem melhorando um pouco, e ainda pode ter mais um ano para mostrar um bom trabalho, e assim, continuar guiando para grandes equipes de Fórmula 1. Vettel tem que continuar com seus bons resultados, para mostrar que não foi bicampeão apenas por ter os melhores carros, e essa temporada está perfeita para ele provar isso. E também, em 2014 teremos a mudança de motores na Fórmula 1, o que pode mudar um pouco a maneira de se pilotar.
Se Vettel for mesmo para a Scuderia Ferrari em 2014, e Felipe Massa não tiver seu contrato renovado, os possíveis candidatos para ocupar o cockpit do brasileiro seriam Mark Webber e Nico Rosberg. Isso se os contratos destes dois não forem válidos para suas atuais equipes em 2013. Montezemolo já citou os dois antes de dizer que não havia se decidido sobre Massa, e no final do ano passado, ou início desse ano, surgiram fortes indícios de que este outro alemão poderia, talvez, pilotar para a Ferrari um dia. E a Red Bull não deve continuar por muito tempo com Webber, pois tem toda sua política interna de sucessão de pilotos, e este, disse que só continuaria na Fórmula 1 se fosse em uma equipe grande. Ele é um bom piloto, e faria uma boa dupla com Alonso. Mas ele não gosta dessa história de "piloto 1 e piloto 2", e na Ferrari, provavelmente ele seria o 2.
Enfim, vamos ver no que vai dar!

Um abraço!
@paulovitorpv8