domingo, 4 de novembro de 2012

Fórmula 1 2012 - GP de Abu Dhabi - Corrida

Finalmente veio a vitória da Lotus, com Kimi Raikkonen!
Antes de tudo, devo dizer que Sebastian Vettel foi punido por falta de combustível para a análise da FIA após a classificação, e largou em último, dos boxes. Logo, todos ganharam uma posição.

Hoje o dia foi do "Iceman"! Em uma corrida que parecia já ter um vencedor, Lewis Hamilton, o carro deste quebrou no meio do caminho e a vitória caiu no colo de Kimi Raikkonen, que havia largado em 4º, e já teria feito uma grande corrida se ficasse com o 2º lugar. Desde 1987 um carro com o nome Lotus não vencia uma corrida, e esta última havia sido com Ayrton Senna. Tudo bem que não era a mesma Lotus. Essa de hoje é a antiga Renault, e que hoje pertence ao grupo Genii. A última vitória deles tinha sido em 2008, com Fernando Alonso no GP do Japão, que naquele ano foi disputado em Fuji (créditos ao Pádua pela informação). E Kimi Raikkonen tinha vencido pela última vez no GP da Bélgica em 2009, ano de sua primeira aposentadoria da Fórmula 1.

Melhor rádio do ano: "Yeeeeehaaaa!!!" - Raikkonen se soltando um pouco, levantando as mãos dentro do cockpit.

E nesse mesmo final de semana, Kimi dizia que para ficar totalmente feliz em seu retorno, só faltava uma vitória... Pronto!

Esse Kimi Raikkonen sempre sorridente nos momentos mais felizes de sua carreira... (risos).
No pódio ao lado do finlandês, estavam Fernando Alonso, que também fez uma corrida muito boa, e... Sebastian Vettel! Sim! Largou depois de todo mundo, e fazendo uma corrida sensacional com duas paradas (ou seja, ele teve que ultrapassar duas vezes todo mundo que chegou atrás dele), problemas na asa dianteira até certo ponto, quase bateu em Daniel Ricciardo (culpa do piloto da Toro Rosso) e com direito a uma bela ultrapassagem sobre Jenson Button, o alemão bicampeão chegou em 3º lugar! E não vale dizer que foi por causa de ele ter o "melhor carro", pois nesse ano diferentes equipes venceram. Se o RB8 fosse tão espetacular quanto foi o RB7 na temporada passada, Mark Webber provavelmente teria vencido. Ainda mais que ele se dá bem com o RB8. Enfim, claro que o carro ajuda muito, mas Vettel ganhou esse degrau do pódio no braço.

2º melhor rádio do ano: "Fernando, o Button cochilou e Vettel passou ele" (risos).

Sebastian Vettel: um dos maiores destaques desse Grande Prêmio. Talvez o maior.
Vamos falar dos brasileiros? Foram bem, foram bem...

Felipe Massa estava fazendo uma boa corrida, até ser atrapalhado por uma manobra louca de Mark Webber, que fez o brasileiro rodar. Webber fez a mesma coisa no mesmo trecho com Pastor Maldonado mais cedo, mas dessa vez, o australiano rodou. O ferrarista deu meia volta com o F2012, queimando muito pneu, continuou com ritmo forte, e ainda conseguiu terminar a corrida uma posição à frente da qual ele havia começado (de 8º para 7º), logo atrás de... Bruno Senna! Outro destaque da prova. Classificação não é muito a praia do Bruno. Talvez por azar, ou não. Mas enfim, ritmo de corrida ele tem e não é pouco. Largando em 14º, na primeira curva sem ter culpa, ele foi atingido por Nico Hulkenberg (fim de prova para o alemão), que já havia atingido seu companheiro de equipe, e Bruno caiu lá para o pelotão das Hispania. Mas superou esse problema causado por Nico, superou os adversários, e em uma grande corrida de recuperação, chegou em 6º lugar.

Os brasileiros fizeram corridas realmente boas.
Para o alto e avante!
Mais uma vez a Fórmula 1 provou como é uma categoria automobilística segura. Nico Rosberg vinha perseguindo de perto Narain Karthikeyan, e em uma curva que é de se fazer acelerando, a HRT do indiano teve problemas e o alemão que estava muito mais rápido na cola, usou o "projeto de F1" como rampa de decolagem, voou e bateu forte na barreira. Felizmente os dois saíram bem de seus carros. Em outro acidente, Romain Grosjean e Mark Webber se estranharam e bateram. Dessa vez, na minha opinião, a culpa foi de Webber. O troco? Afinal, em outra ocasião em um acidente entre os dois, a culpa foi de Grosjean e Webber o chamou de "o maluco da primeira volta". É, Webber... pagou pelo que disse. (Risos). Nada contra nenhum desses pilotos. Depois de tudo, achei estranho australiano não ser punido. Três "lambanças" na mesma corrida nem Pastor Maldonado faz. Nada contra o venezuelano também, que tem suas qualidades. Se bem que o encontro dos carros de Webber e Grosjean, foi provocado por Sergio Pérez, que se colocou no caminho do piloto da Lotus após um passeio fora da pista e o tocou, jogando-o sobre o RB8. O que diminui a culpa do australiano.

Como não é todo dia que se vê uma "nanica" em 13º, hoje também vou dar destaque ao piloto Heikki Kovalainen, da Caterham. Claro que tiveram muitos abandonos, mas mesmo assim, ele foi bem.

Kovalainen, da melhor das "nanicas", Caterham, chegou em 13º.
Resultado da Corrida do GP de Abu Dhabi 2012 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 55 voltas em 1h,45m,58s,667
2 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 0s,852
3 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = a 4s,163
4 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 7,s787
5 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = a 13s,007
6 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 20s,076
7 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 22s,896
8 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = a 23s,542
9 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 24s,160
10 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 27s,400
11 - Michael Schumacher (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 28s,000
12 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 34s,900
13 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham F1 Team / Renault) = a 47s,700
14 - Timo Glock (Alemanha / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 56s,400
15 - Sergio Pérez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 56s,700
16 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham F1 Team / Renault) = a 1m,04s,500
17 - Pedro de la Rosa (Espanha / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 1m,11s,500

Não completaram a prova: Charles Pic (problema no motor), Romain Grosjean (batida), Mark Webber (batida), Lewis Hamilton (problema de pressão do combustível), Narain Karthikeyan (batida), Nico Rosberg (batida), Nico Hulkenberg (batida).

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

No Mundial de Pilotos, o destaque foi, é claro, o aumento da pontuação de Kimi Raikkonen, que está em uma 3ª colocação sensacional para o carro que tem. Na briga pelo título, Fernando Alonso diminuiu a vantagem de Sebastian Vettel. Felipe Massa ganhou duas posições. No Mundial de Construtores, se não fosse o abandono de Webber, a Red Bull Racing poderia ter saído campeã. Não foi dessa vez, mas continua tranquila na tabela, e a Scuderia Ferrari abriu uma certa vantagem em relação a Vodafone McLaren.

Mais duas fotos, porque gostei. Coisas que chamaram a minha atenção.

Ao abrir a garrafa, antes de tudo, Raikkonen deu um belo gole.
Bernie Ecclestone dando aquele apoio moral para Sebastian Vettel.
Próxima parada, GP da América, no novíssimo circuito de Austin, no Texas. A primeira corrida da Fórmula 1 neste circuito, marcando a volta da categoria para o Estados Unidos.

Falando nisso, se tiver um tempo, dê uma olhada neste post: http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2012/10/formula-1-2012-que-papelao-hein-rede.html

Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário