quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Futuros candidatos a motoristas, sinto muito...

Tirar carteira de motorista hoje, já é difícil. E quanto mais difícil fica, piores são os condutores que vão para as ruas. Pois não importa se você dirige bem ou mal, desde que faça muito bem o teatrinho que os examinadores querem ver. A área de exame é um circo, onde os candidatos são feitos de palhaços.

A partir de 2013, será obrigatório o uso de simuladores nas auto escolas. Mais uma etapa pela qual os alunos serão obrigados a passar. É bom porque assim, podem cometer erros que não são bons serem cometidos nas ruas. Mas um curso de habilitação já sai caro hoje, e agora, poderá ficar até 300 reais mais caro. Antigamente, sem tanta coisa inútil, era mais fácil tirar carteira, e os motoristas, eram realmente motoristas. Bons condutores. Sem generalizar, é claro. Antes também haviam os "rodas-duras", e hoje também tem ótimos condutores.

Dirigir apenas como um habilitado, como as auto escolas ensinam, e não como um motorista de verdade, se torna uma atividade robotizada, sem graça, sem prazer de dirigir. Arrancar em 1ª marcha descendo morro? Se fazem tanta questão de poupar a embreagem alheia, isso não faz sentido, pois pode já custar o uso da mesma (da embreagem) uma ou duas vezes. Só passar em quebra-molas em 2ª marcha? Se for subindo uma ladeira, eu até entendo, mas não é necessário fazer assim sempre. Para quê tanta bobagem?

Resultado disso: "treinamento de habilitados". É sério, já existe esse tipo de serviço. Ridículo. Se você tirou uma carteira de habilitação, e se sente inseguro ainda, para começar, não deveria ser habilitado só porque fez o teatrinho para os examinadores. Mas já que tem a carteira, pegue um carro e vá treinar! Dirigindo como gente, e não como um robô.

Por causa de tanta frescura, há habilitados que não são motoristas, e motoristas que não são habilitados.


Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário