quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Fórmula 1 2013 - Luiz Razia é da Marussia


Finalmente a realização de um sonho para qualquer piloto: a Fórmula 1. Aos 23 anos, depois de um brilhante vice-campeonato em 2012 na GP2, o baiano Luiz Razia chegou lá, pela Marussia. Tudo o que podemos esperar dele, por enquanto, é que supere seu companheiro de equipe, Max Chilton, também novato. E particularmente, eu acredito que ele consiga.

Razia começou sua carreira nos monopostos no Brasil mesmo, em 2005, na Fórmula Renault 2.0. No ano seguinte, se tornou campeão da Fórmula 3 Sulamericana. Então em 2007, foi para o automobilismo europeu, disputando em 2007 a Euro 3000, com algumas participações na World Series. Em 2008, a GP2, onde até 2011 correu em equipes médias, não podendo se destacar muito.

Quando em 2012 já estava aceitando que teria que voltar para o Brasil, e estudar Engenharia Mecânica, tudo muda. Christian Horner, chefe da Red Bull Racing, entra em contato com o jovem baiano, porque estava precisando de um piloto experiente para correr pela sua equipe na GP2, a Arden. Assim, Razia disputou até o fim o título contra o italiano Davide Valsecchi, que saiu vitorioso. Mas por mim, assim como na Fórmula 1 Vettel e Alonso mereciam o tricampeonato, na GP2 Razia e Valsecchi mereciam o título. Aliás, se não me engano, ambos tiveram o mesmo número de vitórias.

Em 2010, Razia fez teste pela Virgin Racing, que hoje é a Marussia. Em 2011, fez teste pela Lotus, hoje Caterham, e foi piloto reserva da equipe. Ano passado, fez testes na Force India e na Scuderia Toro Rosso. Na Force India, muitos queriam a vaga, e a "escolinha" da Red Bull renovou os contratos de seus pilotos. Então Razia preferiu tentar algo com os times menores, e com os quais já havia tido contato: Marussia e Caterham. Bom, como podem ver, ele conseguiu, se tornando assim o 30º brasileiro a entrar na Fórmula 1.

Agora pode ser que a Marussia faça um bom carro, para disputar com as equipes do meio do grid (mas eu duvido muito), ou, o único adversário do baiano será mesmo Chilton, já que a HRT está fora do grid de 2013 e mesmo que esta seja comprada pela Scorpion Racing, já é tarde para se inscrever.

Vamos esperar que ele consiga mostrar seu talento, para que assim possa seguir sua carreira na Fórmula 1, conseguindo cockpits cada vez melhores.


Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário