domingo, 21 de abril de 2013

Fórmula 1 2013 - GP do Bahrein - Corrida

(Foto: Getty Images)
Vitória do tricampeão e líder do campeonato, Sebastian Vettel, da Red Bull Racing!

Ontem, o pole position Nico Rosberg já não fazia boas previsões para a corrida, e de fato, o W04 não teve tanto ritmo como teve na classificação, terminando em 9º. Logo na largada, Fernando Alonso já atacou Vettel, que logo deu o troco, e após um grande duelo contra Rosberg, assumiu a liderança.

A Scuderia Ferrari teve uma péssima corrida. Com seus dois carros na segunda fila, com chances de vitória para ambos os pilotos, a equipe de Maranello teve foi muito azar. Alonso também ultrapassou o piloto da Mercedes AMG logo depois de Vettel, porém teve problemas no DRS. A asa ficou aberta, o que além de proibido, deixa o carro muito instável. Antecipando sua parada, aparentemente o problema havia sido resolvido, só que logo na volta seguinte, quando ele ativou o DRS novamente, foi possível ver ela passando do ponto e travando de novo. Por isso, o espanhol fez duas paradas desnecessárias seguidas e perdeu muitas posições. Com isso, a vitória caiu no colo de Vettel, que fez um passeio tranquilo pelo deserto. Já Felipe Massa, que perdeu uma posição na largada, mas que com sua estratégia de pneus, teoricamente poderia ficar na pista por mais algumas voltas antes da primeira parada, teve seus planos arruinados, exatamente pelos pneus. Seu pneu traseiro direito furou, e lá se foi a boa estratégia dos pneus. Parada desnecessária, e muitas posições perdidas. Poderia ter parado por aí (antes tivesse), mas Massa teve pneu furado pela segunda vez. Com isso, os pilotos de Maranello terminaram em 8º (Alonso) e 15º (Massa).

(Foto: Getty Images)
Equipe que teve razões de sobra para comemorar, foi a Lotus. Kimi Raikkonen e Romain Grosjean foram, nesta ordem, os pilotos que completaram o pódio. Um ótimo resultado, pois não foram bem na classificação, com o finlandês largando em 8º e o francês em 11º. O pódio foi ótimo para Grosjean, porque foi seu primeiro na temporada, enquanto Raikkonen além de ter vencido na abertura do campeonato, no final de semana passado no GP da China, também chegou em 2º. Hoje só não foi melhor para o finlandês, porque provavelmente a sua bebida no pódio não era alcoolica.

(Foto: Getty Images)
Mais um grande destaque, foi o resultado de Paul di Resta. O escocês chegou a ocupar a 2ª colocação, tendo ultrapassado Grosjean, que mais tarde, a poucas voltas do fim, deu o troco, tirando o pódio do piloto da Force India. Mesmo assim foi um ótimo resultado, e o piloto disse que foi a corrida mais forte da sua carreira na Fórmula 1, dando também créditos à equipe, é claro.

(Foto: Getty Images)
Na McLaren, as coisas parecem ter melhorado um pouco. Sergio Pérez e Jenson Button tiveram um ritmo forte, inclusive, duelaram como nunca haviam feito antes. Talvez o melhor duelo da corrida, pois foi longo e aconteceu mais de uma vez. Os dois carros ficaram lado a lado toda vez que se encontravam. A equipe cobrava mais atitude do mexicano, e esse arrojo todo que ele mostrou hoje que foi motivo de reclamação de Button, que educado como é, após a corrida disse que naquele momento, por estar ali no meio da tensão da prova, havia sido um pouco rude no rádio. De fato, foi perigoso para a equipe, que poderia ver os dois carros fora da pista, até porque se tocaram e Pérez até danificou sua asa dianteira tocando uma das rodas traseiras de Button, que poderia ter furado um pneu por isso. Mas a McLaren não é de dar palpite em disputas internas e deixam os pilotos livres de ordens. Pérez ainda chegou a brigar na pista com Alonso, colocando até o espanhol para fazer um passeio na areia fora do asfalto. O mexicano, que até então vinha sendo considerado o pior piloto em sua primeira temporada pela McLaren dos últimos 20 anos, terminou em 6º, ficando à frente de Button, o 10º e último da zona de pontuação.

O único piloto que que não completou a prova, foi o francês Jean-Éric Vergne, da Scuderia Toro Rosso, por causa de problemas com os freios.


Resultados da Corrida do GP do Bahrein 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 57 voltas em 1h,36m,00s,498    
2 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = a 9s,1       
3 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = a 19s,5       
4 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 21s,7       
5 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 35s,2       
6 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 35s,9       
7 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 37s,2       
8 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 37s,5       
9 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 41s,1       
10 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 46s,6       
11 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,06s,4       
12 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 1m,12s,9       
13 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 1m,16s,7       
14 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,21s,5       
15 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 1m,26s,3        
16 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1 volta       
17 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta       
18 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 1 volta       
19 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 1 volta       
20 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 1 volta       
21 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = a 2 voltas

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/


A próxima etapa da Fórmula 1 será o GP da Espanha, nos dias 10, 11 e 12 de maio!

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário