terça-feira, 11 de junho de 2013

A nova geração de superesportivos

Então, pessoal, parece que desde o ano passado os superesportivos são carros vindo de outro mundo, ou Hot Wheels feitos em tamanho de carros de verdade. Essas máquinas estão espetaculares.


O McLaren P1 é o sucessor oficial do mítico F1 dos anos 90. O novo carro de Woking foi feito na base do MP4-12C. O P1 usará um V8 de 3.8L biturbo (assim como o MP4-12C) que gera 800 cv de potência, e terá o sistema KERS usado na Fórmula 1, que gera 160 cv extras para o superesportivo. A McLaren quer que ele seja "o melhor carro do mundo nas pistas e nas ruas". Mais limitado do que o F1 (100 unidades), deverão existir no total 50 P1.


Não que eu seja tifosi (ferrarista fanático), mas posso dizer que este é o meu favorito. A LaFerrari é, na minha opinião, o carro mais espetacular que já saiu da fábrica de Maranello em termos de design e tecnologia. Ela é a sucessora da Enzo. Híbrida, com um motor à combustão e outro elétrico. Um V12 aspirado de 800 cv, mais um motor elétrico de 163 cv, totalizando nada menos do que 963 cv de potência. Apenas 3 segundos são necessários para chegar aos 100 km/h, em 7 segundos aos 200 km/h e a velocidade máxima é de 350 km/h. LaFerrari se limita a 499 unidades.


Dessa vez, três motores. O Porsche 918 Spyder tem um motor à combustão, e dois elétricos. Um para o eixo dianteiro e outro para o traseiro. Um V8 4.6L é responsável por dar ao carro 608 cv, somados aos 130 cv do motor elétrico dianteiro e 155 cv do elétrico traseiro, o exageradamente rápido e estável superesportivo alemão tem 887 cv. Faz de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos e ultrapassa os 340 km/h.


Por último mas não menos importante, a maior novidade do momento, acredito eu: Lamborghini Egoista. Egoista porque além de levar apenas uma pessoa em seu cockpit central, também atrai todos os olhares para ele. Perto dos apresentados anteriormente, é um carro fraco. Tem um V10 5.2L de "apenas" 600 cv. Mas tendo um design sensacional assim, eu não podia deixar ele de fora desse post. A dianteira simula um touro pronto para atacar, e o cockpit é baseado em um caça. Mas você não deve ver uma dessas com facilidade nem no exterior. Segundo a própria marca, "é um prsente da Lamborghini para a Lamborghini", dando a entender que não será fabricado em série.

Mas se a Egoista deve na potência (em relação aos outros, é claro - risos), um "touro" lançado antes dela, mas também nesse ano, é a Veneno, que também tem uma dianteira que lembra um touro. Mais cedo não me lembrava disso, mas meu amigo Eduardo Lessa me fez este favor. Veneno tem um motor maior, V12 de 6.5L. O mesmo do Aventador, mas gerando mais potência (Veneno - 750 cv / Aventador - 700 cv). Deste superesportivo, foram fabricados apenas três unidades, com o preço ultrapassando os 9 milhões (já convertidos para o Real). Sabe-se que são dois donos americanos, e um árabe.

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário