terça-feira, 2 de julho de 2013

Mercedes-Benz A 45 AMG


É isso mesmo que vocês, estão pensando, caros leitores. A AMG, divisão de preparação esportiva da Mercedes-Benz, chegou ao Classe A (recuperando a honra perdida - risos). Aliás, o A 45 AMG é o carro com motor quatro-cilindros mais potente do mundo, "apenas" com seus 364 cv (lembrando que é um 2.0L turbinado) que no modo mais esportivo, faz com que ele chegue aos 100 km/h em menos de 5 segundos.

Além de rápido e potente, para um carro com um motor desse porte, também é econômico. Entre cidade e estrada, faz uma média de quase 10 km/l (abaixo dos 14,5 km/l divulgados pela Mercedes-Benz, que devem ser atingidos por um motorista "comum").

Ops, já ia me esquecendo de dizer que o câmbio possui 7 marchas.


Herdado do SLK 55 AMG, o sistema de escapamento é variável pelo som emitido, não fazendo aquela bela melodia em condições normais de uso. Mas ao mudar o modo de direção para o S (esportivo) ou M (manual - a embreagem é dupla, mas troca-se as marchas pelos paddle-shifts, vulgo "borboletas"), o ronco fica forte, mostrando ser digno de um AMG, não só por isso como também pelo desempenho, é claro.

Para segurar tamanha brutalidade em um carro relativamente pequeno para o que carrega no cofre do motor, tanto chassi quanto suspensões (multilink) foram reforçados. Os pneus são 235/40 ZR18, e os discos de freio são ventilados nas quatro rodas, com toda a tecnologia para garantir a segurança.


Por falar em segurança, outra coisa bem interessante neste automóvel é o seu sistema de tração integral (4Matic). Normalmente ele anda como um carro de tração dianteira, mas é um "carro inteligente". Ao ser detectada perda de aderência em alguma das rodas, o sistema de tração se divide como for necessário. Pode dar 50% para cada um dos eixos, ou dependendo do caso, até 100% da tração é transferida para as rodas traseiras.


Na melhor das hipóteses, este carro estará chegando ao Brasil entre o final deste ano e o início do próximo por pelo menos 200.000 reais (na Europa custa quase 55.000 euros, e essa previsão de preço aqui é bem otimista). Seu maior rival por aqui deverá ser o Audi S3 Quattro, e seu menos potente motor de "só" 333 cv, custando quase 400.000 reais (entenderam por que o Classe A não deve custar "só" aquilo?).

Nos salões, foi apresentada uma bela versão com o visual ainda mais esportivo do A 45 AMG, como podem ver:


E se querem ver ele em ação, bom, Lewis Hamilton, piloto da Mercedes AMG Petronas F1 Team, pode ajudar vocês:


Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário