terça-feira, 10 de setembro de 2013

Fórmula 1 2013 - Felipe Massa fora da Scuderia Ferrari


Bom, pessoal, a notícia é recente e apesar de ter pouco tempo para isto, achei melhor vir logo contar aqui, da maneira mais rápida e clara possível.

O que aconteceu, é o que já está no título da matéria. Algo que eu não sabia se aconteceria mesmo ou não, afinal, já "tiraram" Felipe Massa da Scuderia Ferrari tantas vezes. Não se sabe quem será seu substituto, mas informações não oficiais da impressa alemã dizem que Kimi Raikkonen assinou um contrato com a equipe de Maranello na última madrugada. O que eu acho estranho, pois, sem querer subestimar o brasileiro, que é sim um piloto competente, há quase 20 anos a Ferrari não é de colocar dois galos no mesmo terreiro. Aliás, ela pagou para o Kimi sair de lá, em 2009, sendo que em 2007 ele foi campeão por esta equipe, e em 2010 foi substituído exatamente por Fernando Alonso, que deve continuar por lá pelo menos até 2016. Na época Raikkonen ficou muito irritado com isso, mas de repente ele pode voltar. Outro candidato dos lançadores de boatos é Nico Hulkenberg, da Sauber.

Felipe Massa correu nos carros vermelhos durante oito temporadas consecutivas, e continuará até o final deste ano. Por enquanto não tem contrato com nenhuma equipe para 2014, mas pode conseguir uma vaga, talvez na Lotus, de onde vem Kimi Raikkonen.

Na Ferrari, Massa conquistou seu vice campeonato em 2008, e neste mesmo ano junto com Kimi Raikkonen, que na época era seu companheiro de equipe, eles faturaram o Mundial de Construtores. Se não me engano perdeu o Mundial de Construtores por 1 ou poucos pontos, sendo que havia vencido a última corrida, o GP do Brasil, no qual na última volta o inglês Lewis Hamilton conseguiu a posição que precisava para ser campeão. Provavelmente o que mais o atrapalhou naquela temporada, foram uma quebra no motor nas voltas finais do GP da Hungria, o qual ele venceria com facilidade se não fosse este problema, e no GP de Cingapura teve um problema nos boxes, além de que a corrida virou uma bagunça com o Cingapuragate, armação de Flavio Briatore da Renault, para que Alonso vencesse a corrida, e isto provocou a saída de outro brasileiro da Fórmula 1, que foi Nelsinho Piquet. Massa também tem 11 vitórias, 15 pole positions e 14 voltas mais rápidas.

Com isso, por enquanto não teremos nenhum piloto brasileiro na Fórmula 1. O que para mim não faz tanta diferença, pois gosto da categoria como um todo. Mas claro que acho legal ter um piloto daqui, lá. E provavelmente é isso que faz do Brasil o país que mais dá audiência para a Fórmula 1. Por incrível que pareça, o "país do futebol" tem 85,5 milhões de telespectadores que assistem essas corridas. Por isso Bernie Ecclestone, dono dos direitos comerciais da categoria, disse que precisa de um piloto brasileiro. No momento os candidatos mais próximos são Felipe Nasr, da GP2 e Luiz Razia, que foi vice campeão desta mesma categoria no ano passado.

É tudo o que eu tenho, ou tudo o que eu posso dizer sobre este assunto no momento.


Um abraço!
Paulo Vitor


Atualização (11/09):

Felipe Massa quer continuar na Fórmula 1, é claro, e de preferência em uma equipe forte. Seus possíveis destinos então são a Lotus (que também pode contratar Hulkenberg), a McLaren, ou a pior delas, a Sauber. Ele tem 8 anos só como titular na Ferrari, mas ao todo são 12 anos, e uma experiência dessas na maior equipe da categoria, vale muito para as outras equipes.

Talvez Ferrari e Lotus tenham feito uma troca de pilotos, e/ou o time de Maranello talvez possa também ter negociado com a Sauber, pois esta corre com os motores italianos. Foi da Sauber que Felipe veio e apesar de esta não passar por um bom momento (depois de ter sido ótima no ano passado), é uma equipe competente e que vai precisar de um piloto competente no ano que vem, caso Hulkenberg vá para a Lotus. Isso porquê, lembrem-se, eles terão Sirotkin, que ainda tem muito o que aprender e Gutiérrez tem ido mal. Além de arriscado, seria feio para uma equipe com a história da Sauber, colocar dois pilotos de um nível mais baixo só porquê ambos trazem muito dinheiro. Felipe Massa tem talento, patrocinadores e o apoio da Ferrari, que é a fornecedora de motores da Sauber, como eu já disse, e podem fazer o time suíço aceitar seu piloto como forma de pagamento, assim como fará com a Marussia no ano que vem, onde corre Jules Bianchi, piloto da Ferrari Driver's Academy.

A outra opção, melhor do que a Sauber, e não podemos dizer com certeza que será melhor do que a Lotus, é a McLaren. Rival histórica da Scuderia Ferrari. Bom, boatos não são tão confiáveis, mas já li que Felipe negocia com essas três equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário