terça-feira, 15 de outubro de 2013

E o Drift no Brasil, como vai?


Muito bem, obrigado. O Drift é uma modalidade que vem crescendo por aqui, principalmente nos últimos dois anos. O primeiro campeonato, se não me engano, foi o Paulista de Drift, e agora há um ainda maior chamado de Desafio dos Drifters.


E o que é o drift?

Drift é uma modalidade do automobilismo que surgiu no Japão. Reza a lenda que começou quando um jovem nipônico foi brincar de controlar seu carro na neve. Lá, esse esporte é muito popular e são realizados grandes torneios.


Como funciona?

Dois carros vão para a pista, e é feito uma rodada dupla. Na primeira, o carro A vai na frente, e é perseguido pelo carro B. Quanto maior a distância que o carro A conseguir abrir sobre o carro B, mas pontos para o carro A, e quanto mais o carro B conseguir se aproximar do carro B, mais pontos para o carro B. Porém isso não é feito como em outras categorias, em que o piloto procura o melhor traçado e explora cada centímetro da pista nas curvas. No Drift os carros andam de lado, e quanto maior o ângulo que abrirem, mais pontos acumulam. Isso é o Drift.

Sendo assim, o carro deve ter necessariamente tração traseira e câmbio manual, e de preferência o motor tem que ser dianteiro. E também, para conseguir andar rápido de lado, são recomendados no mínimo 200 cv de potência.


Algumas equipes usam o YouTube para divulgarem a categoria, como a Drift Hobby, a Drift Show e a BSB Drift. O que ajuda bastante é a que na Drift Show, um dos pilotos é o ator e cantor Fiuk, filho do Fábio Jr.. Por já ser famoso em outras área,s consegue chamar mais atenção para o drift.

No mês passado os pilotos Tiago Romano (da Drift Hobby) e Hélio Fausto, fizeram um vídeo bem legal ao estilo Gymkhana de Ken Block. Além disso, o programa Auto Esporte da Rede Globo, já fez matérias sobre essa incrível categoria: uma já há uns bons anos atrás, e outra no início do ano passado, com o Fiuk.

Que o Drift se torne cada vez mais conhecido!


Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário