terça-feira, 8 de outubro de 2013

Volkswagen (novo) Golf VII


Finalmente o Golf brasileiro será o mesmo vendido para os europeus: o da sétima geração. Há muitos anos fomos "congelados" na geração MK4, que depois de um tempo, para parecer que era um novo modelo, inventaram um carro novo sobre a plataforma do anterior. Sim, você que comprou um Golf recentemente, seu carro é aquele mesmo da geração "anterior" (é a mesma geração), porém com uma carinha diferente. Esse Golf que tivemos aqui até então, nunca apareceu na Europa, assim como os que foram vendidos lá nos últimos anos, jamais apareceram aqui (a não ser que alguém tenha importado por conta própria).

Na melhor versão "mansa" (que tem "apenas" um motor 1.4L turbinado, mas ainda falarei do GTI), a Highline, o Golf traz controles de tração e estabilidade, freios ABS (disco ventilado na frente, disco sólido atrás), e para conforto e segurança, ar-condicionado digital de duas zonas, direção elétrica, assim como o freio de estacionamento, e sete airbags (tendo um até mesmo para os joelhos do motorista).


Vamos ao que interessa e empolga mais: desempenho. O Golf Highline, como eu já disse, possui um motor de 1.4L com turbo, gerando 140 cv a 4.500 RPM e torque de 25,5 kgfm a 1.500 RPM. O câmbio é o automatizado DSG de dupla embreagem com 7 marchas (na versão menos completa, é manual de 6 marchas). Faz de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos. Quanto ao consumo, teoricamente ele faz 11,5 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Porquê teoricamente: normalmente esses testes são feitos em dinamômetro, então se leva em consideração a resistência do ar, e é como se o carro andasse apenas em terrenos planos. Se bem que por ser um 1.4L, não duvido que os números reais sejam bem próximos disso.

Mas é claro que vocês estão mais interessados em saber os números do GTI, então vamos falar dele agora mesmo.


O "tempero forte" do Golf GTI é o seguinte: motor de 2.0L com injeção direta de combustível e turbo, gerando incríveis 220 cv de potência a 6.200 RPM com um forte de torque de 35,7 kgfm de 1.500 a 4.100 RPM. Faz de 0 a 100 km/h em aproximadamente 6,2 segundos.


O preço do brinquedo? Para as versões "civilizadas", dependendo do que ela traz (modelo de câmbio, opcionais etc), o preço do Golf VII deve variar entre 67 a 72 mil reais, e quanto ao GTI podem esperar um valor bem próximo dos 100 mil reais.

Atualização:

Errei por pouco nos preços. Acontece que essa belezinha já está no site da Volkswagen, onde vocês podem conferir os preços de cada versão e quais equipamentos elas trazem: http://novogolf.vw.com.br/versoes/


Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário