domingo, 25 de maio de 2014

IndyCar Series 2014 - 500 Milhas de Indianápolis


Ah, as 500 Milhas de Indinápolis... Tem todo um clima diferente das outras corridas, não é? Digo que ela só não é a maior corrida do automobilismo mundial, porque por mim empata com as 24 Horas de Le Mans. É praticamente uma prova à parte do campeonato da IndyCar Series, na qual até outros pilotos aparecem. A vitória é considerada como praticamente um título, o piloto bebe o tradicional leite, e no troféu é gravado anualmente o rosto do novo vencedor.

O Indianapolis Motor Speedway, com seus aproximadamente 250.000 lugares nas arquibancadas, mais as outras áreas ali do centro do circuito (onde inclusive há a parte mista). Tudo lotado, como de costume. Homens, mulheres, crianças... semana passada até uma senhora radical com mais de 100 anos deu uma volta no monoposto de dois lugares guiado pela lenda Mario Andretti.


Que corrida! Sabem como é a Indy 500, tudo muda o tempo todo, é muito rápido, então não dá pra narrar tudo, detalhe por detalhe. Mas a largada foi limpa, e não tivemos nenhuma bandeira amarela até a volta 150 de 200. Então 75% da prova ocorreu de forma direta. Para compensar, depois vieram mais umas três, e em certo momento até uma bandeira vermelha para paralisar tudo. Detalhe: isso a 10 voltas do fim.


Neste momento, brigavam pela vitória Ryan Hunter-Reay, Helio Castroneves e Mario Andretti. E galera, foi por muito, muito pouco que o Helinho não levou o tetra. 2º lugar, apenas 0,0060 segundo atrás do vencedor RHR, que fez uma grande corrida. Qualquer um dos três que vencesse, mereceria. Principalmente os dois primeiros, que nas últimas 10 voltas ficaram invertendo as posições, andando lado a lado. Aquele final de arrepiar, suar e faltar ar, como é de costume nas 500 Milhas de Indianápolis. Valeu demais, RHR e Castroneves! Vocês deram um espetáculo e estão de parabéns! Normalmente nessa corrida, só a vitória importa, mas esse 2º lugar do brasileiro, eu aplaudo. Não será muito lembrado daqui a muitos anos, e o que importa é a vitória mesmo, mas foi um resultado muito honrado, pois ele fez tudo o que pôde, e só cometeu um leve deslize na última volta, sendo surpreendido pelo Ryan. Não teve desculpa de estratégia, vento, um porco voador passando ou qualquer coisa assim. Foi o que foi, e eles mandaram bem demais. Como eu já disse... Que corrida!


Destaques à parte, por mim, foram as participações de Juan Pablo Montoya e Jacques Villeneuve. O primeiro, que em seu retorno ao campeonato, chegou a liderar a corrida e terminou em 5º. Recebeu uma punição, mas tudo bem. Já o hereiro de Gilles veio só para a Indy 500 mesmo, e já surpreendeu se classificando. Terminou em 14º, na volta do líder.

Ah sim, e o Tony Kanaan, vencedor da prova no ano passado, teve um problema no carro e ficou parado nos boxes durante muito tempo, terminando a 23 voltas do líder, em 26º.

Ano que vem tem mais! Quem sabe o bi do Tony, ou o tetra do Helio? Porque capacidade, sabemos que eles tem!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário