domingo, 18 de maio de 2014

Minhas impressões do FIA Blancpain GT Series


Hoje pela primeira vez assisti uma etapa do FIA GT, ou melhor, Blancpain GT Series, como a categoria agora é chamada. A intenção aqui não é narrar tudo o que aconteceu, mas minha opinião sobre a categoria. Até porquê ainda é tudo novo para mim, e há coisas que eu preciso entender.

Neste final de semana, as disputas foram em Brands Hatch, na Inglaterra. País de muita tradição automobilística, como outros da Europa, e assim sendo, o público compareceu em massa. Isso já me deixou animado antes da corrida, pois seria um sinal de que o espetáculo era bom para satisfazer tantos ingleses.

Não sei se foi algo que nesse circuito foi melhor, mas o nível de competitividade é altíssimo. Os carros andam bem próximos uns dos outros, e pelo que vi nos tempos de classificação, pelo menos 10 carros correm na casa do mesmo segundo.

Uma agradável surpresa foi ver Alessandro Zanardi. Eu sabia que depois de perder as pernas, ele continuou pilotando carros de corrida. Mas não sabia que ele estava nessa categoria. Alex rodou, e mostrou que ainda sabe fazer uns cavalos de pau maneiros, só que... dessa vez ele atolou, e teve que deixar a prova mesmo. O que provocou uma bandeira amarela por um bom tempo, mesmo com o carro inteiro. Talvez porque, provavelmente para tirar esse campeão da pista, o esforço é maior.

Não é pachequismo, mas os pilotos brasileiros mandaram muito bem. Principalmente Sergio Jimenez, que ao assumir o controle da BMW até então guiada por Cacá Bueno, fez três belíssimas ultrapassagens, levando seu companheiro de equipe Matheus Stumpf, que assumiu o lugar de Valdeno Brito (foi substituir Nelsinho Piquet) junto em duas delas. Brigas duríssimas, mas leais. Com toques, mas coisa normal de corrida.

Sobre os carros, este a princípio são como os das ruas. Superesportivos da Audi, BMW, Lamborghini, Ferrari... Porém, devidamente preparados, mais leves, com maior segurança etc. O melhor disso, principalmente para pilotos que vem da Stock Car, onde tem que se domar mais os carros, é que estes GT vem com as ajudas eletrônicas dos modelos de rua, como controle de largada, de tração, freios ABS, entre outros. O que permite que eles explorem novos limites da pista.

Ah, sim, esqueci de dizer que a equipe também é brasileira: a BMW Sports Trophy Team Brasil. Conquistaram o 3º lugar duas vezes na rodada dupla de hoje, com Cacá Bueno e Sergio Jimenez. Há ainda o piloto Cesar Ramos, que pilota para uma outra equipe da Audi.



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Um abraço!

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