segunda-feira, 28 de julho de 2014

Uma Ferrari na Indy? Ou no WEC?

Aconteceu! Ou melhor, quase. O carro foi feito, mas nada de correr. Foi entre 1986 e 1987.


Sabem quando de 2 em 2 anos o Luca di Montezemolo aparece de mimimi, falando que vai deixar a Fórmula 1 por estar insatisfeito com o regulamento da categoria, mas que no final das contas continua lá? Então, isso acontece desde os tempos do Enzo Ferrari, só que o fundador da marca era ainda mais zoeiro, deixando um carro pronto para outra categoria.

A Scuderia ia mal nas pistas da Fórmula 1, e Enzo estava de saco cheio das regras quanto aos motores. Logo, queria deixar o campeonato. Ou pelo menos queria fazer sua equipe voltar ao topo antes disso.


O comendador sempre quis vencer as 500 Milhas de Indianápolis, e no final de 1986 em um acordo com a equipe TrueSports, que lhe enviou um de seus indycar, um March 85C Cosworth para servir de base para o desenvolvimento de um novo carro, a fábrica de Maranello criou a Ferrari 637. O bólido deveria entrar em ação nos EUA em 1987, mas a FIA acabou aceitando o que Enzo queria fazer com seus F1, e o projeto de correr na Indy acabou sendo engavetado.


Bem, 2014 é ano desses mimimi vindo da Itália. Para completar, esse protótipo de carro de corrida foi visto sendo testado em Fiorano. Montezemolo disse que não podia investir tanto dinheiro correndo em duas categorias tão grandes. Há um mês, surgiram na Internet desenhos de um designer automotivo italiano, que aparentemente tem uma certa proximidade com o velho Luca.


Não há nada confirmado, e sinceramente, apesar da Ferrari ser famosa por si só, eu não acredito que ela deixaria uma vitrine grande como a Fórmula 1. Além disso, ela não perderia sua tradição, por ser a categoria que está há mais tempo na pista, desde antes mesmo do campeonato mundial existir a partir de 1950, quando antes da Segunda Guerra "Mundial" era realizadas as corridas de Grand Prix, que foi como a Ferrari nasceu não como uma marca de automóveis, mas como uma equipe de corrida que usava carros da Alpha Romeo. E esse protótipo sendo testado há alguns meses, podia ser muito bem uma versão inacabada da LaFerrari XX.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário