domingo, 24 de maio de 2015

Fórmula 1 2015 - GP de Mônaco - Corrida

(Foto: Carsten Horst)
Corrida destruída de Lewis Hamilton, e vitória caída no colo de Nico Rosberg. Vai ter climão na Mercedes, que aliás, foi a grande culpada pelos resultados de hoje.

Hamilton vinha impondo um domínio absoluto. Era vitória certa. Até que já na parte final da prova, Max Verstappen e Romain Grosjean bateram e, desnecessariamente, no calor do momento, a equipe das Flechas Prateadas chamou seu piloto bicampeão para fazer mais uma parada nos boxes. Pensaram que daria tempo. Não deu. Quando o inglês fazia seu caminho de volta para a pista, viu o companheiro alemão passar, seguido por Sebastian Vettel, com quem ele ficou lado a lado nos metros seguintes após a saída do pit. Ainda havia o safety car na pista, e a posição era claramente do piloto da Ferrari. Lewis teve que aceitar ficar atrás do tetracampeão.

Bandeira verde dada, e Hamilton partiu para o ataque do ferrarista, que resistiu bravamente, permanecendo na 2ª posição. Enquanto esses dois perdiam tempo disputando, um todo sorridente Rosberg ia ampliando sua vantagem lá na frente. E assim terminou a corrida: Rosberg em 1º, Vettel em 2º e Hamilton em 3º. Foi a terceira vitória consecutiva de Nico em Mônaco, igualando-se neste quesito a Graham Hill, Alain Prost e Ayrton Senna.

(Foto: AP)
Hamilton não sorriu, não estourou a champanhe no pódio e só cumprimentou todo o pessoal no pódio, incluindo a família real do principado, por obrigação. Encerrado o hino alemão, o inglês já desceu e tomou seu rumo. Niki Lauda e Toto Wolff admitiram o erro e pediram desculpas ao inglês.


Em 4º e 5º colocado, Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo, respectivamente. Melhor resultado do moleque russo, que largou em 5º. Mas há mais o que falar sobre isto. Por algumas voltas, a Red Bull mandou Kvyat ceder sua posição ao Ricciardo, que tinha condições de brigar pelo 3º lugar com Hamilton. Como o australiano não conseguiu, o mais justo foi pedi-lo para devolver a posição ao companheiro mais novo. Considerando que Ricciardo largou em 4º, percebemos que a Red Bull nem saiu do lugar. Só inverteu as posições.

Mais impressionante foi Carlos Sainz, da equipe menos de energéticos. Largando dos boxes após sofrer uma punição por não ir à pesagem após o qualifying, o Júnior da Toro Rosso conseguiu escalar posições até salvar o último pontinho para a sua equipe, chegando em 10º, já que Verstappen não terminou a prova.


Kimi Raikkonen e Sergio Pérez fizeram suas corridas nem boas e nem ruins. Corrida honesta, como diz um narrador da TV. Chegaram nas mesmas posições em que largaram, 6º e 7º, respectivamente.

Além de Max e Romain, quem também abandonou a corrida foi Fernando Alonso, com problemas de câmbio. Mas se o espanhol teve mais um final de semana para esquecer, o mesmo não pode ser dito sobre o seu companheiro de equipe. Finalmente a nova McLaren-Honda marcou pontos, com Jenson Button chegando em 8º lugar.


Boa corrida também de Felipe Nasr, que voltou a marcar pontos. O piloto da Sauber largou em 14º e conseguiu chegar à 9ª posição nas ruas de Mônaco.


Já a Williams, como era de se esperar, não teve um final de semana feliz. Felipe Massa se envolveu em confusão no início da corrida e perdeu posições, mas nem ele e nem Valtteri Bottas, que foram 15º e 14º, respectivamente, não marcaram pontos para a equipe de Grove.

(Foto: LAT Photographic)

Resultados finais do GP de Mônaco, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/monaco-2015/

Mundial de Pilotos: http://www.corridadeformula1.com/temporada/2015/#pilotos

Mundial de Construtores: http://www.corridadeformula1.com/temporada/2015/#equipes


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário