domingo, 24 de maio de 2015

Sobre os lunáticos dos comentários no Facebook


Nenhum piloto ou equipe está livre de críticas, é claro. Só que tem gente que viaja na batatinha demais. Basta abrir qualquer publicação sobre automobilismo e dar uma olhada nos comentários (maior erro que você pode cometer em uma rede social). Rapidinho vai aparecer alguém saindo do contexto, dizendo algo do tipo "o Senna faria pódio com essa McLaren", por exemplo. E lá vamos nós...

Eu mesmo gosto do Senna. Mas de forma realista! Assim como muitos sennistas que eu conheço e que entendem demais de Fórmula 1, e/ou outras categorias automobilísticas. O que eu quero dizer é que, quase sempre, esses comentários sem nexo vem de gente que na comunidade automobilística chamamos de "viúvas". Não só deles, mas de saudosistas em geral. "Ain, na minha época não era assim, era no braço, o piloto fazia toda a diferença...", filhão, nem no kart vale só o braço do piloto.

Será que não entendem que não dá para fazer comparações entre eras por N motivos? Será que não sabem que um carro "nasce" de um jeito, e ao longo da temporada vai sendo - bem ou mal - desenvolvido? Como funciona todo o final de semana da Fórmula 1 (ou outras categorias), com o que é feito em cada etapa? Será que não entendem que o comportamento do carro vai variar em cada pista, sob cada condição de corrida, dos pneus, de quanto combustível tem no tanque e de diversos outros fatores? Pelo que um piloto passa ali dentro do cockpit? Que o fato dele parecer lento, pode ser proposital, para poupar combustível, pneus ou o próprio motor? Que o acerto de um F1 possui trocentas variáveis, de cada elemento aerodinâmico, de suspensão, enfim, de cada componente, e que cada mínima alteração pode fazer uma diferença considerável? Que o carro do jeito que começou uma prova, não é o mesmo quando cruza a linha de chegada pela última vez?

Os caras ganham no Need for Speed que é arcade, ou nos F1 da Codemasters usando volante no lugar do controle, ou mesmo uma corridinha de kart indoor, e já querem ter autoridade de piloto pra fazer críticas. Aliás, nem é crítica. Disso, como eu disse no começo, ninguém está livre. Eu critico, você critica, os outros criticam, pilotos de verdade criticam. Na medida do justo e do necessário. Falo de coisa de hater mesmo, mas que quando o piloto começa a ganhar, o mesmo hater vira fã número 1 dele. Depois que passam-se os tempos áureos, voltam com o "é um fracassado e incompetente mesmo". Eu queria tanto ser um fracassado há anos na Fórmula 1, que ganhou "só" uma corrida aqui e outra ali, tem contratos milionários, carrões e mansões, que vocês nem imaginam. Sério, eu adoraria. E em justiça às "viúvas", diga-se de passagem que outro pé no saco está no extremo oposto ao delas: haters do Senna (sim, existem). Ninguém é obrigado a gostar, obviamente. Mas tem coisas que você vê que são mimimi. Aliás, não só do Senna. Hater de qualquer jeito, de qualquer tipo, é chato demais. Separem as coisas, ok? Eu não simpatizo com Fernando Alonso, não acho que ele trabalha bem em equipe, mas o cara tem uma habilidade fora do comum.

Ayrton Senna era, sim, um piloto espetacular. Isso é inegável. E muitas vezes ele tirava do carro mais desempenho do que este poderia dar. Talvez fosse o melhor nisso, talvez não fosse. Mas não era um deus. "Apenas" um piloto fenomenal, assim como Jim Clark, Gilles Villeneuve, Niki Lauda, Alain Prost, Michael Schumacher, entre outros.

"Ain, mas o Schumacher Dick Vigarista tinha controle de traç..." Tá, tá, beleza. Isso não fazia dele menos talentoso. Deixa eu te contar uma coisa que eu costumo dizer, sempre: talvez com exceção de Jenson Button (queria ver ele bravo uma vez, só), todos - eu disse todos - os campeões são azedos, são osso duro, casca grossa, às vezes até sacanas, marrentos, babacas e mimados (isso tudo no momento da competição), chorões, enfim... não existe santo campeão, e mesmo se existisse, ele teria um dos melhores carros, senão o melhor, e não uma carroça.

Retomando o foco, é admirável esse dom que alguns caras tem de fazer o carro render 110% do que ele pode. É tirar leite de pedra, como dizem. Mas existe um limite do que é possível, e do que não é. O que esses caras fazem, é pegar um carro médio que deveria terminar em 8º, e chegar com ele em 5º, ou dependendo do azar alheio ou das condições de pista que favoreçam aquele piloto (vide GP de Mônaco de 1984), o cara alcança até um pódio. Mas Senna hoje, para começar, nem estaria pilotando, e se por acaso estivesse, se isso fosse possível, não seria ele que iria fazer a Manor marcar pontos. Nem ninguém, possivelmente.

Por falar em Mônaco 84, a Toleman não era um carro vencedor. Longe disso. Mas não era lá essa desgraça ambulante toda, não, gente. Aliás, dizem que o chassi era ótimo, faltando só um bom motor. Era mais ou menos o que a Toro Rosso é hoje. Avançando 10 anos, acreditem, já ouvi quem dissesse que a Williams tinha o pior carro e Ayrton fazia milagre nele. Claro, um carro com o qual Senna fez pole positions (até o fatídico 1º de maio de 1994), enquanto Schumi tinha controle de tração e motor melhor, tem que ser muito ruim mesmo. Um carro que fez Damon Hill disputar o título daquele ano (não desmerecendo o piloto que foi bom, mas também nem tanto) deve ser horrível. Até o Damon Hill de você, amigo (que péssimo trocadilho).

Poderia ainda citar várias pérolas desses "especialistas", sobre diversos pilotos. Mas é complicado entender o que eles escrevem, pois não usam vírgula nem ponto. De qualquer forma, não adiantaria. Eu sei que a qualquer momento, quando aparecer alguma publicação sobre Fórmula 1 - talvez até numa página oficial de piloto -, aquele infeliz da vez estará lá nos comentários, semeando todo o seu ódio e irracionalidade.

De uns anos pra cá com o automobilismo ganhando espaço na Internet, nós temos acesso mais fácil a matérias sobre os bastidores da Fórmula 1, sobre desenvolvimento dos carros, e até maior comunicação das equipes via Twitter, e eu não entendo como ainda pode ter quem diga tanta asneira. Só podem ser, como eu disse no título, lunáticos.

E quando você vai tentar debater com esse pessoal, o melhor "argumento" deles é: "você não entende nada de F1". Mas você entende tudo, né? Pilotaço. Então me explica, criatura entendida!


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Um abraço!
Paulo Vitor

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