sexta-feira, 24 de julho de 2015

E se hackers tomassem o controle do seu carro?


Me chamem de idiota paranoico, mas uma das coisas pelas quais eu mais temo, é no que diz respeito a segurança virtual. E eu não estou falando só do caso do robô da Volkswagen que matou um funcionário na Alemanha no início desse mês. A cada dia que passa, estamos mais conectados a Internet.

Em outros países, principalmente nos Estados Unidos, que essas conexões cheguem até aos automóveis não é novidade. E por aqui, também não estamos muito longe disso. Temos conexão de nossos celulares ao sistema multimídia do carro, em alguns modelos. A Fiat-Chrysler já traz seu dispositivo, e a Chevrolet também trará em breve. Por "sorte" a infraestrutura de Internet no Brasil é uma porcaria, logo, os recursos online não deverão ser tão amplos a curto prazo e, até que um dia tenhamos um alto nível, talvez a tecnologia de segurança necessária já tenha sido desenvolvida.

Claro que isso também tem seus benefícios, como rastrear um carro roubado, por exemplo. Mas também abre muitas brechas...

Eu não estou falando de teoria de conspiração. Estou falando do que já é possível ser feito. Neste último link, há um vídeo no YouTube, no qual um jornalista aceitou ser a cobaia de dois hackers - de bem - que queriam demonstrar essas falhas de segurança.

Salvo engano foi através do Jornal do Carro que eu tive conhecimento disso recentemente.

Dirigindo um Jeep Cherokee em uma highway (não é "hipsterizice", só não sei comparar a que tipo de estrada brasileira isso seria equivalente... o que seria raridade e forçar um pouco a barra) americana, e depois - por motivos de segurança - em um estacionamento, Andy Greenberg foi atacado (mas previamente avisado) por Charllie Miller e Chris Valasek. Longe dali, a dupla pôde tomar o controle de tudo o que é controlado eletronicamente no SUV, manipulando o funcionamento do motor, da transmissão, do ar-condicionado, aparelho de som, pedais, limpador de para-brisa e até da direção.

Sentem a noção do perigo disso? Se nada for feito, futuramente poderemos ter roubos à distância e mais "acidentes" (assassinatos). É bom que Miller e Valasek consigam abrir os olhos das fabricantes de carros, porque isso é muito, muito sério.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário