quinta-feira, 2 de julho de 2015

Rodas e pneus: interferem no comportamento do carro?


Sim, mais do que imaginam.

Quando eu tinha lá os meus 12 anos, estava assistindo Overhaulin, que é - basicamente - um programa no qual um carro é "roubado" (combinam com alguém próximo ao dono, como uma pegadinha), preparado e customizado, depois devolvido ao dono, me lembro de certa vez ter ouvido Chip Foose dizer que as medidas de uma roda ditam o comportamento do carro, e nunca mais esqueci disso.

Foose, a propósito, é um designer americano de carros, e tem sua marca de rodas.

A maior parte das pessoas nunca deu atenção a isso, ou sequer sabiam. Mas a questão foi levantada pela mídia após o acidente que vitimou fatalmente o cantor sertanejo Cristiano Araújo e sua namorada Allana Moraes. O Range Rover no qual estavam tinha as rodas diferentes das originais, e é apontada por alguns como causa do acidente. Sem mencionar o fato de que Cristiano e Allana, sentados no banco de trás, não estavam usando cinto de segurança. Mas não estou aqui fazendo julgamento algum. Meus sincero sentimentos às suas respectivas famílias, e que descansem em paz.

Ei sensacionalistas, é óbvio que o SUV não estava se comportando como o faz com as rodas originais. Mas dizer que isso provocou o acidente é meio... forçado. Ora, eu capoto um Celta ou um Palio do mesmo jeito, com os carros tendo comportamentos diferentes. Não existe um padrão. As rodas modificadas do Range Rover "provocaram" o acidente da mesma forma que as originais. A única forma de tornar essa hipótese aceitável, é dizer que as rodas eram bem diferentes e que aquela era a primeira vez que o motorista dirigiu o SUV nessa nova configuração. Acho que não estou conseguindo explicar a falta de sentido dessa acusação. Mas vocês captaram a ideia mais ou menos, certo? É quase o mesmo que dizer que, em dois carros que bateram de frente em alta velocidade, a causa foi as modificações que os deixaram mais potentes. Sei lá, me deu um bug aqui com essa apelação leiga do negócio.

A propósito, eu também sou um leigo. Um leigo que gosta muito de carros e corridas, mas ainda um leigo. Portando, tratarei do assunto de forma mais superficial apenas para despertar o interesse de quem quiser saber mais, para que estes pesquisem mais.

Lembro quando no Gol daqui, que veio com rodas de liga leve um pouco maiores (mas de fábrica, opcional da Volkswagen mesmo), usávamos um jogo de pneus mais largos e de perfil mais baixo. Ah, o bichinho era insano nas curvas. Eu reduzia a marcha só fazendo freio-motor, ele colava no chão e "dizia" "pode ir, que eu vou fazer essa curva fácil, fácil". E também de como quase já perdi o controle depois que adotei pneus mais "conservadores", mas com as mesmas rodas.

É importante respeitar um limite de 3% em qualquer modificação, em relação as medidas originais de rodas/pneus. Caso contrário, poderá afetar a suspensão, o carro irá se comportar de forma bem mais diferente do original e até as medições do velocímetro poderão ficar enganosas.

Rodas maiores demoram mais para dar uma volta, logo, poderiam aumentar o consumo de combustível. Porém, como normalmente essas rodas diferenciadas são de liga leve, acaba que o motor fará menos esforço. Por isso eu disse "poderia". Além disso, provavelmente você colocará um pneu de perfil mais baixo. Sendo assim, acho que podemos classificar essa relação de consumo - em boa parte - como conversa fiada. Certeza é que rodas desalinhadas, sim, podem causar maior consumo... de pneus, pelo menos.

Outra coisa do senso comum é que rodas maiores causam um certo desconforto. Mas já vi controvérsias em resultados de alguns testes. E que pelo pouco espaço de borracha entre a roda e o asfalto, os pneus podem furar mais facilmente e as rodas sofrerem mais danos.

Quem leva o aro menor ainda poderá se sentir mais seguro em caso de chuva, pois é mais difícil do carro aquaplanar assim. Quando a roda é maior, o carro aquaplana em velocidades inferiores.

Estou omitindo as vantagens da roda maior, não estou? Pois bem, elas oferecem um comportamento mais esportivo. Fazem curvas em maior velocidade, com mais estabilidade. Isso aliado a uma suspensão mais baixa, então, vira festa. Mas por favor, que seja um projeto responsável, com um tipo de suspensão projetada especialmente para isso.

De qualquer forma, antes de mudar as rodas, pneus ou até suspensão, bata um papo com um engenheiro mecânico antes. Afinal, os profissionais dessa área não fazem cálculos durante dias e os pilotos de testes não exercem suas atividades por milhares de quilômetros à toa. Muito menos para alguém chegar na oficina e dizer "corta as molas".

Ah! Importante: independente das mudanças, a pressão dos pneus continua a mesma. Mudanças poderão provocar maior desgaste, superaquecimento, consumo e até ficar mais tendencioso a aquaplanagem.

Bom, eu disse para não tomarem o que eu disse como referência, pois não sou profissional da área. A intenção aqui foi mais deixá-los conscientes dessas mudanças de comportamento do carro.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário