sábado, 5 de dezembro de 2015

Fórmula 1 2015 - Verstappen recebe três prêmios da FIA


Na primeira metade do ano passado, a Toro Rosso já havia anunciado um de seus pilotos para a temporada 2015 da Fórmula 1: Max Verstappen. Um moleque de 16 anos que estava correndo seu primeiro ano em categoria de base, a Fórmula 3 Europeia, tendo acabado de sair do kart. Todos pensamos "Que loucura!", mas ainda naquela época ele já havia testado um carro de F1 (e eu aqui de 1.0 e 1.6, rs).

Com muita desconfiança alheia, ele realmente estreou na maior categoria do automobilismo mundial. E de cara me surpreendeu. Até tentaram dar-lhe a fama de barbeiro em Mônaco, injustamente (ao meu ver), mas o garoto é tão cheio de personalidade, que passou por cima de todas as críticas ao melhor estilo deal with it/turn down for what.

Por sua causa, sua precocidade, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) até mudou as regras para se obter a superlicença, impondo a idade mínima de 18 anos. Tudo bem, ele já fez aniversário há pouco tempo, completando sua maioridade e tirando carteira de motorista. É, claro que ele não tinha. Engraçado, né?

Essa mesma FIA que a princípio torceu o nariz, foi obrigada a se render ao talento do garoto. Ontem, na cerimônia de entrega de prêmios da entidade, em Paris, o garoto recebeu três prêmios: estreante do ano, ultrapassagem do ano e personalidade do ano. Os votos foram de pilotos veteranos e jornalistas especializados em automobilismo.

O primeiro, pois não só foi o estreante que mais marcou pontos, como também tornou-se o recordista nisto no quesito idade. E a ultrapassagem do ano? Ele fez várias! E já havia recebido esse mesmo prêmio no ano passado, ainda na F3. Mas especificamente, foi por uma ultrapassagem sobre Felipe Nasr no GP da Bélgica. Foram dois estreantes, e ambos chamaram muita atenção para ver quem seria o melhor, mas achei bacana quando o Max disse que a comparação era injusta pela Sauber ter um carro inferior ao da Toro Rosso. Verstappinho, como um bom adolescente, dá o coice quando é provocado, mas sabe respeitar também. E por último, de personalidade do ano... precisa dizer mais alguma coisa sobre quem gritou "NO!!!" quando pediram para trocar de posição com seu companheiro no GP de Cingapura?

Verstappen teve uma estreia muito melhor do que podia imaginar na Fórmula 1, tendo como maiores destaques dois 4º lugares. E pelo visto ainda vai nos arrancar muitos aplausos, pois sim, ele merece.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Uma abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário