segunda-feira, 21 de março de 2016

4x4? AWD? 4WD? WTF?


Quando falamos em tração dianteira ou tração traseira em um carro, o entendimento é rápido e fácil. Não é? Mas aí vem os diferentões com suas siglas para complicar a nossa vida, normalmente sendo 4x4, AWD e 4WD. Tração nas quatro rodas, integral etc.

Geralmente, vemos 4x4 em caminhonetes, ou picapes (chamem como quiser) e em utilitários e jipes mais parrudos, desses pra enfiar num pantanal mesmo. São aqueles que na maior parte do tempo, são 4x2, isto é, traciona as rodas só de um eixo, normalmente sendo o traseiro. Mas ao se encontrar com um terreno demasiadamente acidentado, cheio de atoleiros, pode ser acionada a tração nas quatro rodas para enfrentar os obstáculos.


Mais especificamente, esses são os 4WD, pois os AWD não deixam de ser 4x4, se for parar pra pensar. É como se 4x4 fosse a espécie, e 4WD e AWD fossem os gêneros. Bem, não sei se é exatamente assim que se fala, pois não sou biólogo, mas vocês entenderam a analogia.

4WD significa "for wheel drive", isto é, quatro rodas é... tracionando. A tradução literal não é essa, mas considerem essa tradução livre. Assim como AWD é "all wheel drive", ou seja, todas as rodas tracionando.


Então vamos para a AWD, que chamamos por aqui de tração integral. Mais comuns em carros esportivos, sejam eles hatches, sedãs ou coupés, como Audi TT e o famoso sistema Quattro da marca alemã, ou o Mitosubishi Lancer Evolution. Esses e outros do gênero, sim, tem as quatro rodas tracionando o tempo todo. Às vezes não na mesma intensidade, pois esses carros costumam ter controles eletrônicos de tração e estabilidade, distribuindo o que cada roda deve receber para que o carro esteja mais equilibrado em uma curva de alta velocidade, por exemplo.

Quer dizer que um carro de tração integral será mais rápido que um de tração traseira em um circuito? Não necessariamente... Obviamente vai depender muito dos carros, do acerto de cada um e claro, precisa de um piloto profissional.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário