quarta-feira, 22 de junho de 2016

Puretech: o motor 1.2L tricilíndrico da Peugeot-Citroën


Como sou um só aqui, e tenho meus compromissos fora do blog, fica difícil falar de tudo. Na verdade, deixo de falar de muita coisa. E uma das minhas "dívidas", é com a Peugeot-Citroën.

O grupo PSA (detentor das montadoras francesas) trouxe para o Brasil nos últimos meses, o motor europeu 1.2 Puretech, de 3 cilindros. Coisa que eu até já cheguei a mencionar.

Mais recentemente, este passou a equipar o Citroën C3. Mas também está no Peugeot 208 e, salvo engano, é opção em outros carros do grupo também. Ou se não, poderá ser.

A intenção é ter o motor mais econômico do Brasil, e as avaliações tem sido positivas, com uma média de 10 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. Não só com gasolina (onde o consumo é ainda melhor), mas isso até mesmo com etanol.

Surpreendente, não? E olha que os carros da PSA, pelo menos por aqui, possuem fama de serem beberrões.

Sobre desempenho, em termos de motores pequenos, o Puretech não faz feio, não. Gera aproximadamente 90 cv de potência a 5.750 rpm e 12,9 kgfm de torque a 2.750 rpm.

Ainda é muito cedo para tiramos conclusões definitivas. Vamos aguardar opiniões de proprietários de veículos que utilizem este motor. Mas olha, parece uma opção bem interessante.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário