sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Senado cogita banir motores movidos a gasolina e a diesel


Eu acabei de ler no FlatOut sobre o Projeto de Lei do Senado nº 304 de 2017, que propõe a proibição da comercialização de carros movidos a gasolina ou a diesel a partir de 2030, e da circulação dos que já tiverem sido vendidos até a partir de 2040. Isso seguindo tendências dos países da Europa. Mas gente... lá é bem mais fácil comprar um carro novo, e o transporte coletivo, então, nem se compara.

Vejo mais interesse em beneficiar produtores de biodiesel e etanol do que com meio ambiente. Ou mesmo quanto aos carros elétricos, não é que eu seja purista, pois acho alguns desses veículos sensacionais e adoro a Formula E, e nunca os esportivos foram tão incríveis, desde que se tornaram híbridos, além da própria Fórmula 1. Só não engulo muito a história de que sejam a solução perfeita para o meio ambiente no mundo, pois para se produzir esta energia, geralmente também há um impacto ambiental, certo?

Neste - não tão longo - prazo, vejo tal medida até como o Estado metendo - ainda mais - o bedelho na vida do cidadão, onde não deveria. Estará proibindo-nos de possuir um bem que hoje é absolutamente comum e, de certa forma, até ferindo uma liberdade, o direito de ir e vir por uma estrada da forma como lhe for possível. Porque no Brasil, não é todo mundo que tem dinheiro pra comprar um carro novo, não. Ora, quantos veículos vemos por aí diariamente, de até 40 anos atrás ou mais? E caindo aos pedaços. Ou seja, porque o dono não tem grana mesmo, infelizmente. Porque se tivesse, que petrolhead não adoraria ter um clássico arrumadão?

Agora, que a longo prazo mesmo (aqui, especialmente), veículos "limpos" serão a realidade ao redor do mundo (isso sem falar em autônomos, que nos últimos anos estão sendo cada vez mais desenvolvidos), não há a menor dúvida. Mas que isso seja feito de forma gradativamente natural, sem impor nada. Nós não temos nenhum tipo de incentivo do governo para comprarmos carros elétricos, por exemplo. Fora que os preços praticados pelas montadoras aqui, rende outro textão. Se veículos fossem mais acessíveis, aos poucos iriam tomando as ruas, mas como uma opção, não imposição. Mas claro que isso nunca vai acontecer em um país onde freios ABS e airbag, itens absolutamente de segurança, só passaram a ser obrigatórios nos últimos... sei lá, 5 anos, salvo engano.

Bem... vejamos com a população, porque o tema está em votação aberta no site do Senado e, assustadoramente (considerando que no fundo, nosso povo é bem mais conservador do que deveria), o PLS 304/2017 está sendo aceito com uma vantagem de votos bem significativa.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário