domingo, 18 de março de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) dos esportes a motor: o ePrix de Punta del Este da Formula E; o GP do Catar da MotoGP; equipes da Moto-e; e Gomes na NASCAR


Este foi um final de semana em que não pude fazer tudo da forma como eu queria, por circunstâncias além do meu controle, então infelizmente, nem as competições do esporte a motor, eu pude acompanhar direito.

Então, vou dar aqui um resumo das duas com as quais este blog tem alguma afinidade maior. E acrescentar mais algumas "rapidinhas".

Bem, ontem, no Uruguai, tivemos o ePrix de Punta del Este da Formula E.

Como pudemos ver no México, a Audi Sport resolveu o problema do carro de Lucas di Grassi, que assim, demonstrou um desempenho muito forte. Com isso, as expectativas em relação ao atual campeão do certame, eram altas. E ele confirmou isso: pole position.

Porém, a inspeção atacou novamente - mas com razão, nisto (porque mais adiante, falarei sobre uma punição).

Ocorre que di Grassi e Alex Lynn, da DS Virgin, que formariam a primeira fila, mais dois que vinham atrás, foram desclassificados, por desrespeitarem os limites de pista. Mas esta não foi, digamos, uma conduta dolosa. Aconteceu porquê algo que demarcava a pista, foi atingido por outro carro. Então esses quatro passaram ali ingenuamente.

A posição de honra, então, caiu no colo de quem? De ninguém menos do que o líder do campeonato, Jean-Éric Vergne, que fez um tempo de volta muito acima dos demais à sua frente (pela razão supramencionada), o suficiente apenas para fechar o top 5.

O piloto da Techeetah, então, dominou a prova. Mas não com tranquilidade, pois di Grassi vinha logo atrás com a faca nos dentes, sedento pela posição que lhe foi tirada - o que novamente, confirma a força restabelecida de sua equipe. Um duelo feroz até a linha de chegada.

Mas o francês venceu, avançando ainda mais na liderança do campeonato, agora com 30 pontos de vantagem sobre Felix Rosenqvist. O sueco da Mahindra fechou o top 5.

O pódio foi completado, claro, por di Grassi, e Sam Bird, da DS Virgin, que largou em 6º. E em 4º, ficou o também previamente desclassificado (sua melhor volta, pelo menos) Evans. Seu companheiro na Jaguar, Nelsinho Piquet, que vinha fazendo uma temporada consistente, abandonou, pois com o primeiro carro quebrado, teve que trocá-lo cedo demais e logo ficou sem energia.

Ah, é! Já ia me esquecendo: Lucas ainda levou uma multa da organização, de 10 mil euros, por não usa aquela roupa por baixo do macacão que fosse a prova de fogo.


Hoje na abertura da temporada da MotoGP, Andrea Dovizioso mandou um vá te Catar para Marc Márquez.

Perdão, eu não resisti. Mas falando sério agora...

Tivemos o GP do Catar na principal categoria da motovelocidade mundial (e como eu disse que seria, foi uma prova noturna), e o vice-campeão do ano passado, levou a Ducati ao trinfo sobre a Honda do espanhol, dando continuidade ao duelo do ano passado.

O pole position foi Johann Zarco, da Tech3 (que ano que vem, deixará de ser cliente da Yamaha, trocando esta pela KTM, e inclusive a marca japonesa quer colocar uma terceira moto na disputa para não perder o francês), mas Dovizioso, Márquez e Valentino Rossi da Yamaha, nesta ordem, formaram o pódio, chegando todos dentro do mesmo 0,8 segundo.

Zarco liderou 15 das 22 voltas, acho importante ressaltar.

Ainda no Catar, no final da semana passada, a Dorna anunciou as equipes para a disputa da Moto-e, sua nova categoria de motos elétricas: VR46, Ángel Nieto, Marc VDS, Tech3, Pramac, LCR, Gresini, Avintia, IntactGP, Pons e Sic58. Sim, todas que já participam da MotoGP, Moto2 e Moto3.

Por último, Marcos Gomes, campeão da Stock Car em 2015, anunciou que correrá na NASCAR este ano. Mas calma, que é numa divisão regional ou de base, e não será em todas as provas do campeonato que, aliás, já começou.

Serão pelo menos sete etapas (planejam fazer mais duas) da K&N Pro Series East, que corre no lado leste dos Estados Unidos, pela NextGen Motorsports.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário